Ditadura e serviço social
- Surge no contexto da Revolução Industrial com base em 2 fatos genéricos, impusionados por:
*o crescimento acelerado e desorganizado das empresas
*a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
No desapontar do século XX, surgi a abordagem clássica da administração em 2 sentidos opostos, mas que se complementam com relativa coerência. 1- ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA DE TAYLOR 2- TEORIA CLASSICA DE FAYOL
1- ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA: desenvolvida nos EUA apartir do trabalho de Taylor, a preocupação central desta teoria era aumentar a eficiência, no nível operacional, ou seja no nível dos operários.
A ênfase estava centrada na analise e na divisão do trabalho do operário, pois a unidade fundamental das empresas era as tarefas é cargos de cada um.
A abordagem da administração cientifica é feita de baixo para cima , ou seja do operário para a gerencia. Das partes para o todo.
Taylor tinha como preocupação central eliminar o desperdício e elevar os nives de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas.
Conforme Taylor a industria de sua época sofria de 3 males:
*VADIAGEM DOS OPERARIOS: a gerencia não sabia o tempo para realização do trabalho.- falta de uniformidade de técnicas e métodos.
Apresenta que para solução desses males devera ser feito uma organização na empresa. Desta forma criou a organização racional do trabalho, onde a gerencia fica com o planejamento e o trabalhador com a execução.
A organização racional do trabalho se baseia em:
- ESTUDO DO TEMPO: divisão e subdivisão do tempo para execução do trabalho.
- ESTUDO DA FADIGA HUMANA: pois a fadiga é um redutor da ciência, tinha que haver métodos par melhorar esse trabalho.
- DIVISAO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇAO DO OPERARIO: cada operário deveria se especializar em uma única tarefa para aumentar a eficiência.
- DESENHO DE CARGOS E TAREFAS: cada operário deveria ficar restrito a uma tarefa especifica que