disturbios de coagulação
Palmas – TO
2012
Nathalia Moura
Geisy Keli Fiametti
Karla Pareira
Luisa Bittar
DISTÚRBIOS DE COAGULAÇÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Tec. Complementares I, do Curso Superior Tecnólogo em Estética e Cosmética, orientado pelo professor especialista Luciomar Gonçalves dos Santos.
Palmas – TO
2012
Sintomas
O distúrbio na coagulação sanguínea pode ser definido como o resultado do sangramento em excesso e uma coagulação insuficiente.
O processo de coagulação no organismo acontece quando o sangue se transforma de líquido para um estado semi-sólido, o que geralmente ocorre quando, após uma lesão ou trauma, o sangue fica exposto ao ar atmosférico.
Os distúrbios de coagulação podem ser definidos pelos seus sintomas moderados e graves. Nos moderados, o indivíduo apresenta sangramento ocasional no nariz, a pessoa apresenta ferimentos muito facilmente, depois de algum procedimento cirúrgico, pode haver episódios de sangramentos inesperados.
Já os distúrbios considerados graves são os que normalmente não ocorrem na fase que antecede o nascimento do indivíduo, no entanto, é capaz de provocar complicações depois do parto, sendo que entre alguns problemas estão: sangramento espontâneo interior do organismo da pessoa, sangramento que ocorrem nas articulações do corpo mesmo quando há um trauma muito pequeno ou outros tipos de sangramento que favoreçam um risco de vida ao indivíduo.
Em alguns distúrbios de coagulação o sangramento é imediato e em outros, os pacientes só sangram depois de vários dias em que ocorreu a lesão. Além disso, os sangramentos crônicos podem resultar na perda de visão se ocorrer na retina, formação de cicatriz se acontecer nas articulações e anemia crônica.
Distúrbio na coagulação
O organismo conta com um mecanismo vital contra as perdas excessivas de sangue, a coagulação que auxilia na