SANGUE
Função do sangue
O sangue tem a função de suprir as necessidades das células individuais:
*Respiratória: transporte do oxigênio do ar nos pulmões para os tecidos e do dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões.
*Nutritiva: transporte de substancias alimentares, glicose, ácidos aminados e gorduras, do canal alimentar para os tecidos.
*Excretora: remoção dos produtos finais do metabolismo (ureia, ácido úrico, creatinina... etc..).
*Manutenção do teor de água tissular: Existe uma troca de fluidos através das paredes dos vasos, onde estes fluídos entram em contato direto com os tecidos celulares (tissular ou intersticial).
*Regulação da temperatura do corpo: a capacidade de regular a temperatura do corpo deve-se principalmente á água do sangue e dos fluidos tissulares.
*Ação protetora e reguladora: Tanto o sangue quanto a linfa (liquido incolor formado essencialmente por plasma), contêm certas substancias químicas de natureza complexa, antitoxinas, lisinas e outros anticorpos, que são à base de defesa do organismo contra agentes agressores de várias naturezas.
Sua quantidade varia de acordo com a idade, o sexo, o peso e a constituição do corpo, entre outros fatores.
Composição do sangue
O sangue é formado por duas partes, a parte solida (elementos figurados) e a parte fluida (plasma).
Elementos figurados do sangue – Leucócitos ou glóbulos brancos Leucócitos ou glóbulos brancos: São unidades móveis do sistema de defesa do organismo. São produzidos na medula óssea, originam-se de células precursoras (células tronco) que