influencia do lixo na saude do ser humano
Depois de expor as células pulmonares cultivadas aos componentes das amostras organicamente solúveis ou solúveis em água, os pesquisadores testaram o nível de interleucina-8 (IL-8) e de moléculas quimicamente reativas de oxigênio, cuja presença em excesso pode causar grandes danos.
As amostras também foram testadas para a expressão do gene p53 - um supressor de tumor que ajuda a contra-atacar danos celulares. Se houver evidência da expressão deste gene, ele pode ser visto como um marcador de que danos celulares estão acontecendo.
Os resultados mostraram que as amostras de poluentes causaram aumentos significativos no IL-8 e nos níveis de espécies reativas de oxigênio , indicadores da resposta inflamatória e do estresse oxidativo, respectivamente. Aumentos significativos também foram observados nos níveis da proteína p53, sendo o risco dos poluentes organicamente solúveis muito maior do que o dos poluentes solúveis em água.
"Tanto a resposta inflamatória quanto o estresse oxidativo podem levar a danos no DNA, o que poderia induzir a oncogênese, ou até mesmo o câncer. Claro que a resposta inflamatória e o estresse oxidativo também estão associados a outras doenças, como as doenças cardiovasculares" , disse o co-autor do estudo , Fangxing Yang, da Zhejiang University.s células pulmonares cultivadas aos componentes das amostras organicamente solúveis ou solúveis em água, os pesquisadores testaram o nível de interleucina-8 (IL-8) e de moléculas quimicamente reativas de oxigênio, cuja presença em excesso pode causar grandes danos.
As amostras também foram testadas para a expressão do gene p53 - um supressor de tumor