Era Paleozoica
A Era Paleozoica é dividida em seis Períodos, do mais antigo para o mais recente: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.
O Período Cambriano se caracteriza pelo surgimento de animais com carapaça. Os principais foram os “trilobitas” (tri= três, lobitas= lobos), que constituem cerca de 70% dos fósseis encontrados deste período e raramente passavam de 10 cm. Mas, alguns chegavam a alcançar até 1m.
Fóssil de um trilobita
Os principais animais encontrados em todo o mundo são os anelídeos, artrópodes, braquiópodes, equinodermos, moluscos monoplacóforos, onicóforos, esponjas, e priapulídeos.
Anelídeos
Artrópodes
Braquiópodes
Equinodermos
Moluscos
Priapulídeos
Não sei que animal é esse, por isso não sei que imagem procurar!
Depois vemos com a prof..
O segundo período da Era Paleozoica, o Ordoviciano, durou de 495 a 443 milhões de anos. A fauna desse período é composta por diversos invertebrados, peixes primitivos e algas que foram extintos em cerca de 60% dos gêneros e 25% das famílias ao final do período.
No Período Siluriano de 443 a 417 milhões de anos, surgem os cefalópodes e os recifes de coral. É nesse período que começam a surgir os primeiros peixes com mandíbulas e as primeiras plantas terrestres, além de insetos parecidos com centopéias e aranhas. É nesse período que Laurentia, Europa e Sibéria colidem formando a Laurásia. A Gondwana que no final do período anterior estava no hemisfério sul, começa a se locomover de encontro a Laurásia.
Orthoceras regulare um cefalópode
Eurypterus um escorpião marinho
Cephalaspis um peixe
Cooksonia a primeira planta vascular conhecida