disturbios alimentares e a influencia sociocultural
A busca incessante pelo corpo perfeito vem fazendo com que, cada vez mais, jovens e adolescentes com a finalidade de perderem peso mais rápido, coloquem sua saúde em risco, desenvolvendo doenças como anorexia e bulimia. Essa exigência pela boa forma é fator determinante da ocorrência de transtornos alimentares. É na adolescência que a preocupação pelo corpo perfeito tem maior influencia. É nesta fase que ocorrem as diferentes mudanças no corpo que refletem diretamente no desenvolvimento da personalidade. Os adolescentes tendem a seguir grupos e modas, tornando-se vulneráveis a intervenção da sociedade na construção de sua imagem corporal.
Para a sociedade desejar um corpo magro e bonito é bom, mas os limites que se tem ultrapassado para a conquista deste corpo é que devem ser avaliados e discutidos. Para os jovens e adolescentes o corpo ideal tornou-se uma busca por padrões esteticamente estabelecidos. Influenciados pelo mundo a sua volta preocupam-se demasiadamente com sua aparência física, a procura de uma aceitação na sociedade em que está inserido.
A tendência ao aumento dos transtornos alimentares vem preocupando cada vez mais. Adolescentes e jovens estão privando-se dos princípios básicos da alimentação saudável em busca do corpo perfeito. Padrões de beleza impostos pela sociedade influenciam determinantemente na imagem corporal desses indivíduos e a necessidade de aceitação pela sociedade faz com que atitudes de risco a saúde sejam tomadas pelos adolescentes e jovens. O desenvolvimento de transtornos alimentares nessa etapa da vida é preocupante, pois é nesse momento que os adolescentes e os jovens começam a conhecer e desenvolver seu corpo. Aspectos emocionais são predominantes nessa etapa, em que a influência de fatores externos intervêm em suas escolhas.
O desenvolvimento de uma imagem corporal negativa pode estar relacionado com vários fatores, entre eles depressão, mídia e transtornos