Distrofia muscular de Duchenne
OBJETIVO
Diminuir a velocidade de evolução da doença; A idade media para a morte é de 18 anos, e apenas 25% dos pacientes chegam aos 21 anos. A morte resulta mais frequentemente de um comprometimento pulmonar, em pequena percentagem de pacientes uma mio cardiopatia é a principal causa da morte.
CONDUTA
Hidroterapia: utilizado para a reabilitação ou prevenção de alterações funcionais, utiliza os efeitos fisiológicos e físicos ocorridos através da imersão na água aquecida, fundamentada na hidrodinâmica, hidrostática e termodinâmica, utilizando-se a água para a recuperação das disfunções e facilitação do movimento, a fim de melhorar a forca muscular, favorecer uma maior amplitude de movimento, melhorar a capacidade respiratória e evitar encurtamentos musculares.
Exemplo de exercício: o fisioterapeuta ira orientar o paciente a subir e descer degraus submersos na piscina, para melhora do equilíbrio, sempre orientando a contração da região abdominal, para melhora e ganho de musculatura.
OBJETIVO
Manutenção da mobilidade e melhora de forca muscular, para prolongar o tempo de marcha. Frequentemente na doença o paciente consegue andar ate cerca de 12 anos de idade, a partir dessa época o paciente necessita de cadeira de rodas.
CONDUTA
Exercícios de baixo impacto e sem cargas são indicados, visando melhora da forca muscular, Um exemplo de exercício indicado é o treino de marcha, para prevenir possíveis quedas que podem vir a acelerar o processo degenerativo.
Indicado treino em barras de apoio, subir e descer escadas, o fisioterapeuta sempre orientando a postura e marcha ideal.
OBJETIVO
Independência funcional dos indivíduos, para que tenham uma vida independente sem precisar de ajuda para qualquer atividade, assim melhorando além da independência também a alto estima do paciente.
CONDUTAS
Controlando as