Distribuição geográfica da população
Distribuição Geográfica da População
- A população não se distribui de forma uniforme pelo espaço global, existem aglomerados com excesso de pessoas e vazios demográficos.
_____________________________________________________________________
- Fatores físicos ou naturais influenciam na distribuição da população:
*os locais agradáveis concentram mais população, locais de clima temperado, planaltos tropicais e planícies, vales e deltas fluviais, áreas férteis.
*locais desagradáveis, como regiões polares, desertos, grandes altitudes e florestas equatoriais (com índice alto de umidade e temperatura), são pontos que expulsam população. _____________________________________________________________________
- Resumindo o que foi dito acima, a soma de atmosfera e relevo é que determina condições naturais boas ou ruins, para a vida humana. O homem encontrou formas de habitar locais inóspitos, isso se dá por meio da artificialização (técnicas e equipamentos), como ar condiciona, irrigação, calefação etc.
- Os fatores históricos explicam grandes povoamentos, como áreas que possuem povos antigos, e hoje, são densamente povoadas, ainda que sejam locais de difícil sobrevivência (parece ser o caso do Oriente Médio, em algumas regiões). Outros exemplos são a China (povo milenar), Japão, coréia e Europa Centro-Ocidental.
Existem alguns locais de crescimento populacional recente, como Estados Unidos e
Brasil (Novo Mundo).
- Os fatores econômicos são extremamente interessantes na distribuição populacional, pois, podemos vê-los como uma mescla do que é histórico e do que é natural.
- Regiões mais habitadas são aquelas que abrigam uma agricultura mais intensiva
(que utiliza menos espaço físico para a produção), onde se desenvolvem atividades
1
Professor Thiago Espindula - Geografia industriais e comércio (formação de mercado consumidor e disposição de mão-deobra, eis a cidade em vinculação com o setor