Distribuição física
A distribuição física se encarrega de traçar o caminho do produto desde a sua fabricação até o destino final. Ela também é abordada pelo Marketing, mas com o nome de “praça”. A distribuição física é relevante devido a contribuição dada para um bom desempenho na venda do produto.
Diz-se que o objetivo geral da distribuição, é levar o produto desejado, com o menor tempo possível, para local desejado, sem variações e com o menor custo. O foco são todos os produtos que são vendidos pela empresa, desde a sua fabricação até a entrega da mercadoria.
Para que um produto chegue no mercado, o mesmo deve está em prateleira, ter propaganda, qualidade e bom preço. Sendo que estando em prateleira o consumidor estará olhando para os demais concorrentes, então a companhia deve ter uma distribuição física para que possa vender mais e melhor sua mercadoria.
Existem dois tipos de mercado de distibuição física:
Mercado do usuário final, é onde o consumidor adquiri a mercadoria por necessidade ou para consumo de outra mercadoria, sendo que, o mesmo compra em menor quantidade e maior freqüência,como nos super-mercados. E o Mercado composto por intermediários,que são aqueles consumidores que compram em maior quantidade e menor freqüência para revenda do produto.
Existem também alguns níveis na distribuição física, que são:
Estratégico;
Tático;
Operacional.
O comando da administração da empresa decide quais estratégias utilizar para a companhia, tais como: Localização dos armazéns, Seleção dos modais de transporte e Sistema de processamento de pedidos. No nível tático diz respeito a média gerência, eles terão que se preocupar em como utilizar essa estratégia passada da alta administração com o recurso da melhor forma possível,como por exemplo: Ocupação otimizada da área do armazém, ociosidade do equipamento e etc... O operacional é o que coloca em prática tudo programado assegurando que o produto vai ser entregue ao cliente final, sendo assim toda a