Distribuição física
O video “Armazenagem de Classe Mundial” mostra o panorama dos melhores centros de distribuição e armazenagem nos EUA, Europa e Japão. Temos oportunidade de conhecer a metodologia envolvida na área de logística e as melhores práticas envolvidas no processo de: Recebimento, estocagem, separação e expedição.
Recebimento: O primeiro passo da logistica dentro de um armazem necessita de um bom sistema automatizado para identificação dos produtos. Para exemplificar este item, foi demonstrado o sistema de uma empresa na Alemanha que utiliza um sistema de visão que lê,fotografa, indentifica o SKU, o fornecedor e a quantidade de caixas, além de imprimir etiqueta com códio de barras, as melhores práticas sugere que quanto maior a eliminação de etapas entre o recebimento e a estocagem melhor.
Estoque: Mais uma vez é enfatizado que para administrar a estocagem em um armazém é necessário ter um sistema que possibilite controle em tempo real que aumente ganhos de produtividade e da capacidade efetiva.
Alguns exemplos de estocagem são citados, como: estocagem direta, sequencial, por lote, automizada e de intercalação.
A estocagem automatizada, por exemplo, leva o produto de estocagem até o operador por meio de carroseis para estações de trabalho/estoque ou separação para Cross-Docking, desta forma e empresa elimina o tempo de estocagem e de busca do produto.
Infraestrutura: São citadas algumas configurações de estocagem, como: dinamica, estocagem com grande profundidade (corredores estreitos) estocagem automatizada, mezanino, com dupla produndidade (que não precisa de corredores) e estocagem verticalizada mas o que determinará a eficência e eficácia do espaço disponivel será a adaptação aos diversos tipos de negócios, por exemplo, a empresa SK News utiliza um MIX de estocagem que permite maximizar a capacidade de estocagem deixando a armazenagem mais dinâmica. O projeto das configurações deve levar em consideração a facilitação da