Distribui O De Agu
Trajetória da água da rede de distribuição até a caixa d´água
A água chega às residências através de um condutor que vem da rua, e o primeiro equipamento pela qual a água deve passar é o hidrômetro, um aparelho de medição de consumo de água, que fica instalado em um cavalete de água, situado à frente do terreno. Após passar pelo hidrante, a água segue por um cano que pode ter ramificações contendo uma ou mais torneiras externas, geralmente no jardim, quintal, garagem ou tanque, e seguindo rumo à caixa d’água que fica em um local elevado da casa, sobre a laje ou em alguma torre especialmente construída.
Na caixa d’água existe um importante objeto controlador de volume chamado boia, cuja finalidade é manter a caixa d’água sempre cheia e também evitar que ela transborde. A boia permite a entrada de água quando o nível cai, e bloqueai a passagem quando o nível sobe.
Como a boia está sujeita a falhas, a caixa d’água contém uma saída extra com cano acoplado chamado ladrão, que permitirá, em caso de transbordamento, o escoamento da água para um local planejado.
Como a caixa d´água requer manutenção, no fundo existe uma válvula de escape para esvaziá-la e então fazer a limpeza.
Chegamos então aos barriletes. Este é o nome que se dá para as saídas onde serão conectadas as tubulações de distribuição da água fria pelo imóvel. Os barriletes são o ponto de ligação entre os ramais de distribuição e a caixa d'água.
Os ramais de distribuição, por sua vez, levam a água fria através do imóvel conduzindo-a até os pontos de consumo, constituídos pelos chuveiros e torneiras.