Distribui O Binomial
A distribuição binomial é adequada para descrever situações em que os resultados de uma variável aleatória podem ser agrupados em apenas duas classes ou categorias.
As categorias devem ser mutuamente excludentes, de forma que não haja dúvidas na classificação do resultado da variável nas categorias e coletivamente exaustivas, de forma que não seja possível nenhum outro resultado diferente das categorias.
Por exemplo, um produto manufaturado pode ser classificado como perfeito ou defeituoso, a resposta de um questionário pode ser verdadeira ou falsa, as chamadas telefônicas podem ser locais ou interurbanas.
Mesmo variáveis contínuas podem ser divididas em duas categorias, como por exemplo, a velocidade de um automóvel pode ser classificada como dentro ou fora do limite legal. Geralmente, denominam-se as duas categorias como sucesso ou falha. Como as duas categorias são mutuamente excludentes e coletivamente exaustivas: Consequentemente, sabendo-se que, por exemplo, a probabilidade de sucesso é P(sucesso) = 0,6, a probabilidade de falha é P(falha) = 1-0,6 = 0,4.
Condições de aplicação:
São feitas n repetições do experimento, onde n é uma constante;
Há apenas dois resultados possíveis em cada repetição, denominados sucesso e falha
A probabilidade de sucesso (p) e de falha (1- p) permanece constante em todas as repetições;
As repetições são independentes, ou seja, o resultado de uma repetição não é influenciado por outros resultados.
Seja um processo composto de uma seqüência de n observações independentes com probabilidade de sucesso constante igual a p, a distribuição do número de sucessos seguirá o modelo Binomial: x = 0,1,....,n onde representa o número de combinações de n objetos tomados x de cada vez, calculado como:
Distribuição Hipergeométrica
Considere o problema básico de inspeção por amostragem, em que observamos uma amostra de n itens de um lote com N itens,