A Filosofia Como Rea Do Conhecimento
TÍTULO: A FILOSOFIA COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
A filosofia, como qualquer área do conhecimento, foi criada com objetivos, estes os quais consistem em indagações. Porém, é demasiado importante enfatizar que esta área abrange não somente questões abstratas e cotidianas, como também usa de seu estudo para reflexão das demais áreas como ciência, religião, cultura e outras mais, além de sua própria – humanas.
A própria indagação “Para que estudar filosofia?”, já consiste em uma reflexão filosófica. Este âmbito consiste realmente não nas respostas, mas nas perguntas a serem feitas a partir de uma análise crítica, na qual é necessário buscar o que está subentendido, nas “entrelinhas”.
O estudo da filosofia não vem para agradar a todos, e sim para questionar e dar um olhar crítico as questões que muitas vezes parecem não ter valor. De acordo com Vicente E. R. Marçal, Professor e Pesquisador em Filosofia e Epistemologia, “não estudamos filosofia para aprender filosofia, mas sim para aprender a filosofar”. Ainda salienta ele que, “Filosofar é uma atitude e não o acúmulo de conhecimentos. É uma ação diferenciada diante do mundo. Uma ação crítica diante das supostas ‘verdades’ que nos são apresentadas diariamente. Por isso, o porquê estudar filosofia não é, pura e simplesmente, para conhecer a verdade, mas para saber perguntar, diante das ‘verdades’ estabelecidas e, com isso ter uma atitude crítica.”
Talvez o mais interessante que vemos na filosofia é o fato de ser inesgotável. Renova-se século após século, ano após ano, e nunca se permite estar ultrapassada. Para quem admira raciocínio lógico e pretende desenvolvê-lo, assim como capacidade crítica e a arte da argumentação, é altamente recomendado o estudo da filosofia.