distinção do direitos humanos e fundamentais
Quando os direitos humanos NÃO SÃO compreendidos, quando os direitos humanos SÃO DESRESPEITADOS, A desigualdade entre as pessoas fica MAIOR.
Os direitos humanos devem ser atribuídos a toda a sociedade no geral.
A titularidade é objeto do direito à saúde, educação, moradia, dignidade . A educação é um processo de transmissão de conhecimentos e valores de relação humana é indispensável para o ser humano no seu deselvolvimento psicológico e profissional, pessoal e como cidadão. A educação se desenvolve em diversos ambientes, não apenas na escola, mas no meio familiar, entidades religiosas, dentre outros. REGINA MARIA FONSECA MUNIZ (2002) afirma que a educação vai mais além do objetivo de instruir, mas também o de aflorar a ideia de humanidade que já existe em cada um de nós.
O Direito à Educação é assegurado pela Constituição Federal como um direito fundamental de matiz social, tendo sido contemplado pela Constituição no artigo 6 º, localizado no capitulo intitulado “Direitos Sociais”.
Nessa pesquisa veremos mais sobre Direitos humanos e Direitos fundamentais, suas diferenças e mudanças conforme as gerações.
A idéia de direitos humanos ganhou muita importância ao longo da história, tendo em vista que seus princípios têm como finalidade a proteção da dignidade da pessoa humana de maneira geral.
Foi no período axial que foram instituídos os grandes princípios e diretrizes fundamentais de vida presentes até hoje , no qual o ser humano ousa exercer a sua faculdade crítica racional da realidade devido à substituição do saber mitológico da tradição pelo saber lógico da razão e as religiões tornaram-se mais éticas e menos rituais ou fantásticas. O ser humano passa a ser considerado como ser, com liberdade e razão em sua igualdade essencial, não obstante as múltiplas diferenças de sexo, raça, religião ou costumes sociais. Cada humano tem seu valor próprio e dignidade.
Tendo em vista a influência do pensamento religioso e do sistema político, as teorias