Dissertação
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA
ANA PAUL A SEABRA PACÍFICO
DISSERTAÇÃO.
Dissertação é um trabalho de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é a reflexão teórica que reflete no debate, discussão, questionamentos e pontos de vistas diferentes. Qualquer que seja a ideia, a dissertação é utilizada para desenvolver raciocínios e argumentos que fundamentam posições. É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos, estabelecendo relações de causa e consequência, dando exemplos e conclusões para que se possa apresentar um texto com organização lógica, ou seja, é basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.
A dissertação é composta por três partes:
Introdução- É breve e anuncia ao leitor o que será desenvolvido no texto, acompanhado da opinião.
Desenvolvimento- É onde serão utilizadas as ideias propostas na introdução, defendendo o ponto de vista através de argumentos.
Conclusão- É a finalização do texto, deve ser breve e não pode conter nenhum exemplo ou ideia nova. É praticamente um resumo da dissertação com um todo e pode ser feita de duas formas Síntese (Resumo do que foi dito durante o texto) e Sugestiva (Proposta para que o problema discutido seja solucionado).
DICAS PARA UMA BOA DISSERTAÇÃO:
1) Não escreva difícil, usando palavras para parecer que sabe de tudo! Prefira uma linguagem mais simples. Não falo aqui do uso de coloquialismo, sem restrições!
2) Críticas sem fundamento, sem objetivo não devem ser feitas. A análise sobre algo deve ser realizada baseada em fatos, acontecimentos reais. Sempre aponte soluções coerentes para os problemas levantados.
3) Uso de palavrões, jargões, gírias e coloquialismo é proibido!
4) A linguagem do msn ou orkut deve ficar em casa. Nunca abrevie palavras: vc, qdo, msm, dentre outras. Exceção: etc.
5) Não faça repetição