Dissertação sobre o Estado
Existem várias teorias políticas e estudos a cerca do surgimento e da função do Estado, causando discussões. Portanto, para melhor entender, definirei de acordo com Nilson Nunes da Silva Junior o Estado.
O Estado é uma sociedade política que para o seu reconhecimento e identificação há necessidade de verificação de alguns elementos. Um dos elementos formadores do Estado é o povo, já que o poder emanasempre do povo. E esse, em última análise, que confere ao Estado o seu poder de normatizar (regulamentar). O segundo elemento constitutivo é o território que é identificado pelo espaço territorial aonde a sociedade política irá exercitar o seu poder (soberania).
Assim podemos dizer que o Estado não é reconhecido somente através do seu poder, mas sim de elementos constitutivos, tais como povo, território e a soberania.
Após compreender o que é Estado, podemos analisar alguns estudiosos que desenvolveram teorias sobre as funções e do Estado.
De acordo com a Teoria Clássica - onde os principais representantes eram Adam Smith e David Ricardo - a economia deveria se regular, ou seja, a com a interferência mínima do Estado, deixando assim que as forças do mercado equilibrassem a economia, o que Adam Smith chamava de “mão invisível”. Já na Teoria Keynesiana, Jonh Mayard Keynes acreditava o oposto, onde o mercado necessitava de uma intervenção moderada do Estado em momentos de crises, pois o capitalismo era instável e por isso o mercado não se regularia sem a ajuda do Estado.
Antonio Gramsci através da teoria marxista desenvolveu a idéia da Hegemonia, onde o Estado é um grupo hegemônico, que exerce dominação sobre outros grupos, e é parte da superestrutura.
Neste sentido Sanson fala sobre Gramsci.
Um ponto que destaca a análise de Gramsci é que a dominação hegemônica molda o Estado. Isso expande a visão marxista mais popular de que os capitalistas controlam o Estado devido apenas às suas necessidades. O grupo hegemônico