Dissertação sobre educação em saude
Uma estratégia facilitadora da promoção da saude.
Neste artigo nos mostra a importância do trabalho em grupo em relação a promoção da educação em saúde nas comunidades. No trabalho coletivo acaba ocorrendo uma facilidade para execução de um projeto por exemplo, pois reúne o conhecimento de cada indivíduo. A promoção da saúde de acordo com a carta de Ottawa são planos e trabalhos da saúde pública voltada para a população para melhorar a saúde evitando que se exponha a doença. Além disso, incentiva a população a cuidar de sua saúde e ensina condutas adequadas para melhoria de qualidade de vida. Os responsáveis por isso são os programas de educação em saúde. Na educação em saúde encontram-se grandes desafios um deles é a condição financeira de certas comunidades não tem por exemplo condições de alimentar de uma maneira correta, nem ter a higiene que é recomendado
Os educadores em saúde buscam promover projetos para as soluções dos problemas vivenciados por esses sujeitos, nas comunidades. Existe 2 maneiras para se educar para saúde: que é a saúde tradicional e radical.
O modelo tradicional- tem como objetivo prevenir doenças, através de uma troca de saberes entre população e educadores em saúde. A educação em saúde tradicional busca estratégia para a melhoria da saúde da população.
O modelo radical extrapola o ensino de questões sanitárias preventivas e adota-se um conjunto de ações educativas capazes de tornar as pessoas críticas e autônomas.
O trabalho em grupo é algo muito promissor permite o profissional conhecer a realidade de certa comunidade, sabendo qual iniciativa tomar de acordo com o meio para os enfrentar problemas que estão vivenciando. O interessante do trabalho em grupo é que cada participante pode dar sua opinião de acordo com seu conhecimento que advém das experiências, juntos podem ver qual é a necessidade do grupo e concretizar ações de mudanças.
Os