curva de aquecimento
URI-CAMPUS ERECHIM
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SÁUDE
FARMÁCIA
FÍSICA TÉRMICA
CURVA DE AQUECIMENTO
DISCIPLINA: FÍSICA PARA CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
PROFESSOR: CLÁUDIO ZAKRZEVSKI
TURMA: FARMÁCIA 1º SEMESTRE/2013 ACADÊMICAS:
ERECHIM, 22 DE MARÇO DE 2013.
1. INTRODUÇÃO
Curva de aquecimento é o gráfico que mostra a variação de temperatura de uma amostra quando aquecida ou resfriada, incluindo-se as mudanças de estado físico.
Sabemos que durante uma mudança de estado físico a temperatura permanece constante (Q=mL) e que, durante o aquecimento sem mudança de estado, sua variação é linear ().
A temperatura varia até que o corpo atinja a mudança de estado (Sólido - liquido; Liquido - sólido) onde variando também sua energia potencial e energia cinética, quando ocorre a mudança de estado não há mudança na temperatura, varia somente a energia potencial. Quatro coisas podem acontecer em uma a curva de aquecimento experimentalmente:
1. A curva apresenta temperatura constante no ponto de fusão e de ebulição;
2. A curva apresenta variação de temperatura no ponto de fusão e de ebulição;
3. A curva apresenta variação de temperatura apenas no ponto de fusão e no de ebulição permanece constante;
4. A curva apresenta temperatura constante no ponto de fusão e variação de temperatura no de ebulição.
Quando os dois pontos (PF e PE) são constantes - caso 1 - a amostra corresponde a uma substância pura. Em qualquer outro caso (2, 3 ou 4), trata-se de uma mistura.
A inclinação da curva de aquecimento é maior para amostras que tém uma baixa capacidade calorífica que para aquelas que possuem alta capacidade calorífica. A curva de aquecimento para a água, por exemplo, mostra que o líquido tem maior capacidade calorífica que as fases sólida ou gasosa. A alta capacidade calorífica da água líquida resulta parcialmente do fato que as fortes