10 Princípios da Economia
Escassez: a natureza limitada dos recursos humanos. Economia: estudo de como a sociedade administra seu recursos escassos.
1. As pessoas enfrentam tradeoffs
Eficiência: a propriedade que a sociedade tem de obter o máximo possível de seus recursos escassos. Equidade: a propriedade de distribuir prosperidade econômica de maneira justa aos membros da sociedade. Para conseguirmos algo que queremos, geralmente precisamos abrir mão de outra coisa que gostaríamos. Considerando, uma estudante que precise decidir como alocar seu tempo. Ela pode estudar todo o tempo economia, ou psicologia, ou pode dividir seu tempo entre as duas disciplinas. Para cada hora que ela estuda uma matéria ela abre mão de estudar a outra. O tradeoff que a sociedade enfrenta é entre a eficiência e a equidade. Eficiência significa que a sociedade esta obtendo o máximo de seu recursos escassos. Equidade significa que os benefícios retirados dos seus recursos estão sendo divididos igualmente entre a sociedade. Considerando que, o imposto de renda das pessoas físicas, requerem que os mais bem sucedidos financeiramente contribuam mais do que os outros para sustentar o governo. Embora essa medida traga maior equidade para a sociedade, ela tem um custo de redução da eficiência. Pois reduz a recompensa pelo trabalho árduo, pessoas que trabalham menos, produzem menos bens e serviços. Ou seja , quando o governo tenta cortar o bolo em tamanhos mais iguais, o bolo se torna menor.
2. O custo de alguns coisa é aquilo que você desiste para obte-lo
Custo de oportunidade: qualquer coisa que se tenha que abrir mão para obter alguma coisa.
O custo de oportunidade ao tomar qualquer decisão, como a de enfrentar a faculdade, os tomadores de oportunidade devem estar prontos cientes dos custos de oportunidades que acompanham cada ação possível. Atletas universitários, largam os estudos para ganhar milhoes no esporte.