Dispositivos Móveis
O que é mobilidade?
Segundo Reza B'Far (2005) ”Sistemas Computacionais Móveis são sistemas computacionais que podem facilmente ser movidos fisicamente ou cujas capacidades podem ser utilizadas enquanto eles estão sendo movidos”. Logo os dispositivos móveis têm características especiais assim como disponibilizam uma serie de recursos que um sistema comum não tem, como por exemplo:
* Monitoração do nível de energia e prevenção de perda de dados em caso de quebra da mesma;
* Armazenamento de dados local e/ou remoto, através de conexões com ou sem fio;
* Sincronização de dados com outros sistemas;
* Outros...
Atualmente, consideramos sistemas móveis os sistemas que são desenvolvidos para serem executados em palmtops, celulares, tablet pcs e similares. Pela definição acima, os notebooks também são considerados como plataformas para sistemas móveis, porém o seu estilo de uso não é exatamente o mesmo dos dispositivos mencionados anteriormente (já que exige parar em algum lugar, abrir o notebook, esperar , carregar,…).
Vantagens da mobilidade
A vantagem mais trivial da mobilidade é, logicamente, a possibilidade de se aceder aos dados em qualquer lugar e a qualquer momento. Mas as vantagens não param por aí. Com sistemas móveis bem planeados, é possível:
* Reduzir custos de entrada/processamento de dados, já que, em vez de escrever em papel (que teria que ser re-digitado), escrevemos num formato digital, podendo ser transmitido para outros dispositivos ou sistemas;
* Otimizar o tempo, já que teremos um sistema ao lado que dará informações precisas de forma imediata. Além disso,o sistema poderá enviar e receber informações remotamente,dispensando sua deslocação para outros locais para receber tais dados;
* Aumentar o faturamento, porque com uma maior gama de informações disponíveis nos momentos de negociação, seremos mais eficientes e teremos melhores resultados.
* Comunicações mais fáceis e mais acessíveis.
Não seria possível enumerar