Dispositivos De Entrada E Sa Da
Características Gerais
O usuário se comunica com a CPU (seja ela um tablet, smartphone, PC ou mainfraime) através dos dispositivos de Entrada e Saída. A seguir vamos analisar como funcionam os dispositivos de entrada e saída e como se faz a comunicação entre eles e o núcleo do computador.
Os dispositivos de entrada e saída tem como funções básicas: a comunicação do usuário com o computador; a comunicação do computador com o meio ambiente (dispositivos externos a serem monitorados ou controlados); armazenamento (gravação) de dados.
Comumente os dispositivos E/S podem ser divididos em: dispositivos de entrada: teclado, mouses, scanners, leitoras óticas, leitoras de cartões magnéticos, câmeras de vídeo, microfones, sensores, transdutores, etc ; dispositivos de saída: impressoras, monitores de vídeo, plotters, atuadores, chaves, etc .
Formas de Comunicação
De uma forma geral, a comunicação entre o núcleo do computador e os dispositivos de E/S pode ser classificada em dois grupos: comunicação paralela ou serial. A seguir vamos analisar estes dois tipos.
Comunicação em Paralelo
Na comunicação em paralelo, grupos de bits são transferidos simultaneamente (em geral, byte a byte) através de diversas linhas condutoras dos sinais. Desta forma, como vários bits são transmitidos simultaneamente a cada ciclo, a taxa de transferência de dados ("throughput") é alta.
Entretanto esta forma de comunicação é regida por certas limitações. Como a comunicação é feita através de diversas linhas condutoras características do meio como resistência do fio condutor e comprimento podem interferir no tempo de chegada dos dados ao barramento. Dependendo do comprimento do cabo, pode ocorrer que um determinado fio conduza sinais mais rápido (ou mais lento) que os demais fios e que desta forma um determinado bit x em cada byte se propague mais rápido e chegue à extremidade do cabo antes que os outros n-1 bits do byte o que pode levar a consequências