Carreira Profissional X Gest O De Carreiras
Atualmente presencio um momento um tanto quanto crucial, em uma das empresas que presto serviços. Para explicar melhor, vamos analisar alguns fatos!
É muito diferente falarmos de carreira profissional enquanto pessoas; e falarmos de gestão de carreira enquanto organizações.
Simplificando alguns aspectos, esta organização se encontra em total defasagem no que se refere a aspirações positivas com seus colaboradores, visto que como está em processo de unificação de marca, reformulação de produtos e mudanças de estratégia, não se atentou ao fato de que essas informações poderiam explodir como uma “bomba” dentro da organização, sendo que inadvertidamente, seus funcionários começariam a perceber que as demissões seriam generalizadas, e o que é pior, poderiam acontecer num momento em que muitos estavam em pleno desenvolvimento de sua carreira profissional, com expectativas altíssimas, incluindo até mesmo a avaliação de seus próprios desempenhos dentro das atividades que vinham realizando.
As organizações em processo de mudança acabam por esquecer, de um fator extremamente importante na tomada de decisões, que é o seu colaborador; sendo que antes deste indivíduo ser àquele que executa atividades em sua rotina de trabalho, é aquele que também possui projetos de carreira; que necessita da vivência de oportunidades e que indiscutivelmente detém interesses próprios para seu desenvolvimento.
É necessário que ao implementar um novo plano de negócios, ou uma mudança desse porte, que a área de Gestão de Pessoas, juntamente com a Diretoria, “abram” seus olhos para o fato de que não deve existir funcionários que gostem de seu trabalho, mas que só consigam ter percepção de futuro em outras organizações.
Neste caso, é