SO TI 07 Ger ncia de Dispositivos Entrada e Sa da
Sistemas Operacionais
Fabrício Curvello Gomes
Gerência de Dispositivos
De Entrada e Saída
1
15/4/2010
Introdução
A gerência de dispositivos de E/S é uma das principais e mais complexas funções de um S.O.. Sua implementação é estruturada através de camadas.
As camadas são divididas em dois grupos, com o primeiro grupo visualizando os diversos tipos de dispositivos do sistema de um modo único, enquanto o segundo é específico para cada dispositivo. Estudaremos as diversas camadas que compõem a gerência de dispositivos de E/S.
3
Arquitetura de camadas da gerência de dispositivos
4
2
15/4/2010
Subsistema de Entrada e Saída
Este subsistema é composto por um conjunto de rotinas que possibilitam a comunicação com qualquer dispositivo que possa ser conectado ao computador. Essas rotinas de E/S permitem ao usuário realizar operações de E/S sem se preocupar com detalhes do dispositivo que está sendo acessado.
As operações de E/S são realizadas por intermédio de chamadas às rotinas de E/S, possibilitando a independência da aplicação com relação a características específicas das arquiteturas dos diferentes dispositivos.
5
Subsistema de Entrada e Saída
A figura do slide 4 desta apresentação ilustra diferentes maneiras de uma aplicação interagir com o subsistema de E/S:
Chamada explícita: A partir de um código de alto nível, é chamada uma rotina de E/S do S.O. diretamente.
Chamada implícita: É uma maneira mais simples de ter acesso a um dispositivo com uso de comando de leitura/gravação e chamadas a bibliotecas de rotinas oferecidas por linguagens de alto nível, como Pascal ou C.
6
3
15/4/2010
Subsistema de Entrada e Saída
O Subsistema de E/S é responsável por realizar as funções comuns a todos os tipos de dispositivo, ficando os aspectos específicos de cada periférico como responsabilidade dos device drivers. Dessa forma, o subsistema de E/S é a parte do S.O. que oferece uma interface uniforme com as camadas superiores.
7
Device Driver
O device