disney
É comum que o conceito de hotelaria esteja associado a luxo, diversão, felicidade, tranquilidade, conforto, segurança e satisfação, afinal, o mercado hoteleiro está sempre inovando para agradar os mais diversos públicos que abrange. Com hotelaria hospitalar, não seria diferente.
O hospital, assim como o hotel, além de ser uma empresa, também hospeda, alimenta seus clientes e dispõe de serviços 24h, durante o ano inteiro, e, o principal foco neste “meio de hospedagem”, no que diz respeito à hotelaria, é fazer com que o cliente se sinta confortável e satisfeito com o serviço que lhe é oferecido.
Por definição, a Hotelaria Hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes conforto, segurança e bem-estar durante o período de internação ou em seu contato com a Instituição de Saúde.(McClealland DC, Dailey C. improving officer selection for the foreign servisse. Boston: McBer, 1972) (retirado da pág, 4 do livro: Manuais de Especialização: Hotelaria Hospitalar. Cordenador Marcelo Boeger; editoras Renata Dejtiar Waksman e Olga Guilhermina Dias Farah - Barueri , SP: Manoele, 2011. Vários autores.)
DEPARTAMENTOS DA HOTELARIA HOSPITALAR
Sendo assim, os departamentos do hospital que correspondem a serviços de apoio, como higiene, enxoval, alimentação, entretenimento, e assim por diante, são de responsabilidade da hotelaria.
Segundo Bresser (2014) (palestra da Lilian Khairalla P. Bresser do dia 27/09/2014 na PUC Campinas), a hotelaria pode ser responsável de departamentos como:
Serviço de atendimento (recepções)
Serviço de limpeza e higiene
Serviço de processamento de roupas
Serviço de uniformes
Serviço de nutrição e dietética
Serviço de gerenciamento dos resíduos de saúde
Serviço de segurança patrimonial
Serviço de ambientação
Serviço de capacitação e treinamento
Serviço de manutenção
SERVIÇO DE ATENDIMENTO (RECEPÇÕES)
É comum ter mais de