Dislipidemia
Introdução
O que é Dislipidemia?
Dislipidemia é um distúrbio caracterizado pela presença excessiva de colesterol (álcool policíclico de cadeia longa), triglicérides (óleos ou gorduras) e lipoproteína (transportador de lipídeos) no sangue. Ela pode ser desenvolvida por duas causas primaria e secundaria.
Dislipidemia primaria causas genéticas, (hereditárias) e a dislipidemia secundaria causada por influencias ambiental, (o estilo de vida sedentário).
A detecção precoce de níveis séricos elevados de colesterol em pessoas assintomáticas permite a identificação de um importante fator de risco modificável para doença arterial coronariana (DAC). O infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica, geralmente surgem a partir da meia-idade. (Franca e Bezerra, 2006).
Como é caracterizada a Dislipidemia
É caracterizado por alterações de um ou mais lípides/lipoproteínas presente no sangue que são as triglicérides, colesterol, lipoproteína de alta densidade (HDL) e baixa densidade (LDL). Essas alterações no perfil lipídico estão intimamente relacionadas ao processo de desenvolvimento da dislipidemia.
Concentrações elevadas de LDL-colesterol na corrente sanguínea fazem com que essa molécula penetre no espaço subendotelial e, uma vez lá, seja oxidada por radicais livres. Esse LDL oxidado causa danos às estruturas próximas, fazendo com que monócitos sejam recrutados para sua eliminação e formem as chamadas “células espumosas”, após a absorção deste LDL oxidado. Essas células espumosas liberam substâncias tóxicas causando lesão no endotélio celular, hipertrofia e hiperplasia da musculatura lisa vascular. Esse processo desencadeia também a ativação e agregação de plaquetas, pois prejudica a produção/disponibilidade do óxido nítrico, acarretando redução da luz do vaso e gerando isquemia de tecidos e órgãos. Com a progressão desse processo inflamatório, a doença se consolida e evolui