Dislexia
É um distúrbio de linguagem, especialmente dos sons da fala, que prejudica a leitura e a escrita. As pessoas que têm, já nascem com ele (é genético). A dislexia geralmente aparece quando a criança está sendo alfabetizada. É causada por alterações nas áreas do cérebro responsáveis pelos sons da linguagem e do sistema que transforma o som em escrita. Conte sobre a dislexia a seus pais. Diga a eles que fiquem atentos. Crianças que demoram a falar ou que falam trocando os sons das letras podem ter dificuldade de alfabetização (de aprender a ler e escrever). Mas sem susto. Há tratamento eficiente. É só procurar um especialista.
Portanto, dislexia refere-se à inabilidade ou dificuldades para o aprendizado da leitura escrita em razão de alguma causa desconhecida ou indeterminada.
A IDA define a dislexia como "uma dificuldade que ocorre no processo de leitura e escrita soletração e ortografia. Não é uma doença, mas um distúrbio (perturbação física ou psíquica)".
Pode-se dizer que a IDA (Interanational Dyslexia Association), é a mãe de todas as associações que existe, pois é através dela que surgiram várias entidades para contribuir com os disléxicos que como a própria citou a dificuldade que estes têm De acordo com a (ABD) Associação Brasileira de Dislexia, a definição vem do grego e do latim: DIS, de distúrbio, vem do latim, e LEXIA, do grego, significa linguagem. Ou seja, dislexia é uma disfunção neurológica que apresenta como conseqüência, dificuldades na leitura e escrita. A Fonoaudióloga Suely de Miranda Gomes, também especialista em voz, define a dislexia como dificuldade especifica em voz, define dislexia como dificuldade especifica que afeta a aprendizagem da decodificação do sistema verbal escrito, classificando entre as patologias de linguagem, mais especificamente de linguagem escrita.
CARACTERÍSTICAS DA DISLEXIA
A dispersão é a primeira característica a ser percebida entre as crianças com dislexia. Elas demonstram dificuldades em