Dislexia
Universidade Bandeirantes / Faculdade Anhanguera de Osasco
Curso de Pedagogia
Projeto Multidisciplinar II
Dislexia
Professor (a) orientador (a): Ligia
Osasco
2013
Uniban/Anhanguera Educacional S.A
Curso de Pedagogia
Osasco
2013
Dislexia
A dislexia consiste na dificuldade de aprendizagem na leitura relacionada na identificação, compreensão e interpretação dos símbolos gráficos.
Essa dificuldade é de origem neurológica, e pode ser identificada por meio da leitura e da escrita. A principal característica é a dificuldade com fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Portanto, o resultado típico é o déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.
A dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica. Apesar de apresentar um alto nível de inteligência, por terem uma excelente memória auditiva, as crianças disléxicas tendem a ler palavras inteiras devido a grande dificuldade de soletração.
É muito comum a inversão de letras ao visualizar palavras, por isso uma das atividades mais utilizadas por educadores é a “sopa de letras”, pois auxilia na identificação das letras.
Então, como diagnosticar a dislexia? Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve se procurar ajuda especializada. Uma equipe multidisciplinar, formada por Neuropsicólogos, Fonoaudiólogos e Psicopedagogos deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. A equipe de profissionais deve verificar