Dislexia
2014
TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
DIAGNÓSTICO: DISLEXIA
ACOMPANHAMENTO (ESPECIALISTAS)
Fonoaudiologia, Psicólogo, Neuropsicólogo, Neuropediatra, Pediatra, Psicopedagoga.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS (GERAIS)
Características predominantes:
Dificuldades com a linguagem e escrita;
Dificuldades em escrever; dificuldades com a ortografia;
Lentidão na aprendizagem da leitura que haverá por muitas vezes;
Disgrafia (letra feia);
Discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
Dificuldades com memória curta e com a organização’;
Dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas;
Dificuldades para compreender textos escritos;
Dificuldades em aprender de acordo com a fase escolar É importante o professor ficar atento caso o aluno apresentar os sintomas relacionados abaixo. O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que a criança seja disléxica; há outros fatores a serem observados.
Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação Pré-escola, dispersão; Fraco desenvolvimento da atenção; Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem; Dificuldade em aprender rimas e canções; Fraco desenvolvimento da coordenação motora; Dificuldade com quebra cabeça; Falta de interesse por livros impressos.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS (ESPECÍFICAS)
As dificuldades de aprendizagem específicas dizem respeito á forma como um indivíduo processa a informação ao recebe, a integra, a retém e a exprime, tendo em conta as suas capacidades e o conjunto das suas realizações. As dificuldades de aprendizagem específicas podem, assim, manifestar-se nas áreas da fala, da leitura, da escrita, da matemática ou da resolução de problemas, envolvendo déficit que implicam problemas de memória, preceptivos, motores, de linguagem, de pensamento ou metacognitivos. Estas dificuldades, que não resultam de