Dislexia
Neste artigo iremos abordar um tema muito relevante para nosso sistema de ensino, a dislexia.
O objetivo é conhecer essa dificuldade de aprendizado, compreendendo quais são suas características. Procuramos também dar um norte sobre como avaliar e tratar um aluno disléxico.
2 DEFINIÇÃO DE DISLEXIA
A dislexia é uma dificuldade de aprendizado especificamente no que diz respeito a leitura, a escrita e algumas vezes no conhecimento matemático.
A dislexia, palavra de origem grega, é definida como uma dificuldade relacionada à aquisição e ao desenvolvimento da leitura. Atualmente o sentido é mais abrangente, pois considera-se a dislexia como sendo a dificuldade relacionada, também, à escrita.( Topezewski, pg. 59)
A criança disléxica tem uma dificuldade de aprendizado, se comparado ao restante dos alunos da turma. É uma dificuldade sensorial, que causa confusão na decodificação e na interpretação dos símbolos, tornando assim o ato de ler mais trabalhoso e lento.
“As crianças disléxicas apresentam a leitura lenta, trabalhosa, palavra por palavra, e isso interfere na compreensão do texto lido. Além disso, as distorções que aparecem na escrita reforçam o diagnóstico. ” (Topezewski, pg. 59)
3 DISLEXIA NA ESCOLA
Em grande parte dos casos de crianças com dislexia, é somente quando o aluno chega a idade escolar que consegue-se identificar esse distúrbio. Quando esse aluno começa a fase de alfabetização que os professores começam a identificar que esse aluno possui uma dificuldade, pois ele tem um desenvolvimento mais lento e difícil que os demais.
A escola e suas metodologias não foram criadas tendo em vista a dificuldades dos alunos, vemos isso claramente pelos seus conteúdos, objetivos, avaliações, organização, etc. Esse modelo de escola não ocorre somente em escolas públicas mas também em instituições particulares, inclusive aquelas que dizem ter uma metodologia diferente, em sua maioria existe um foco nos resultados e na leitura