NAT e IPSec
Aplicações Administrativa em Computadores e Segurança da Informática
Protocolo NAT e IPSec
Lagarto - SE
2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE – CAMPUS LAGARTO
Aplicações Administrativa em Computadores e Segurança da Informática
Protocolo NAT e IPSec
Filipe Jordan de Jesus Santos
TURMA: 4IINF-V
Profº: Glauco Luiz
Lagarto - SE
Protocolo NAT
NAT (Network Andress Translation), protocolo de REDE desenvolvido para traduzir endereços IP de uma rede, o servidor de internet fornece um IP válido na rede, no roteador o NAT entra em ação fazendo a tradução de tudo que entra e sai para WEB, vindo do computador.
Por exemplo: tenha-se um endereço válido 189.71.164.122 no modem, já no roteador 192.168.0.1/24 todos os computadores da rede receberão IP na faixa 192.168.0.XXX/24.
Quando você se conecta a internet ao site do google por exemplo que tem o IP 74.125.226.248, o NAT faz a tradução enviado o IP de origem no caso 192.168.0.1 junto com o IP de destisno, ao chegar no modem o IP de origem é trocado pelo endereço Válido criando um túnel de conexão.
Protocolo IPSec
IPSec (Internet Protocol Security), é uma evolução do IP, visando a segurança o IPSec fornece proteção de identidade e dados ao pacotes enviados pelos usuários. Um protocolo para tunelamento, criptografia e autenticação. Tornando a conexão muito segura graças aos algoritmos de HASH.
O IPSec utiliza-se de dois modos Transparente e Túnel, no modo transparente ele protege o conteúdo útil do pacote, já no túnel protege o pacote por completo.
É muito utilizado para conexões do tipo VPN, porque cria um túnel criptografado e seguro para troca de informações.
*Exemplo de uma rede VPN de acesso remoto utilizando IPSec
Bibliografia
HowStuffWorks - IPSec na segurança de uma VPN: http://informatica.hsw.uol.com.br/vpn7.htm (acesso em