Dislexia: o distúrbio da aprendizagem
Curso: Pedagogia
Polo: São João dos Patos - Ma
Disciplina: Alfabetização
Tutor: Leonor Cristina Rosa
Atividade: II
Tarefa – Texto sobre a dislexia
Dislexia: O Distúrbio da aprendizagem
Marnuce Lima de Azevedo
A dislexia é um distúrbio de aquisição de leitura e escrita em crianças que são inteligentes, se dá de natureza hereditária, ocorrendo entre o 5º e 7º mês de gestação, onde ocorrem alterações anatômicas no cérebro, tecnicamente são polimicrogerias, ou seja, onde os giros do cérebro são multiplicados, tem anomalias ciaquitertonicas, ou seja, as células são diferentes da simetria do plano temporal esquerdo, quer dizer, o hemisfério esquerdo do cérebro que normalmente é maior, na criança disléxica é igual ou menor que o direito. Assim, a dislexia é uma dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras que se refletem na leitura na escrita e na soletração. Podendo esta se classificar de diversos tipos:
➢ DISLEXIA ADQUIRIDA- Usados por médicos para descrever as dificuldades de leitura e ortografia de doentes que tenham sofrido certos tipos de danos cerebrais, ocasionados por acidentes ou durante ações de guerra, ou como resultado de tumores, embolia, transtornos psiquiátricos, droga os efeitos do envelhecimento.
➢ DISLEXIA VISUAL – É a dificuldade para seguir e reter sequências visuais e para a análise e integração visual de quebra-cabeças e tarefas similares, caracteriza-se pela inabilidade para captar o significado dos símbolos da linguagem impressa.
➢ A DISLEXIA AUDITIVA- É a dificuldade de discriminar os sons de letras, reconhecerem variações de sons, seqüências de palavras, ordens e historias. Esta é a forma de dislexia mais difícil de corrigir é radical na inabilidade de perceber os sons separados (descontínuos) da linguagem oral.
➢ DISLEXIA PROFUNDA OU FONÉTICA- È onde se encontram erros de tipo semântico, dificuldade para compreender o significado das palavras, com adição de