dislexia e alfabetização
SÉRIES INICIAIS
Resumo
(elaborar depois)
Palavras-chave: Dislexia. Alfabetização. Psicopedagogia.
* Graduada em Pedagogia pela (_____). (e-mail)
** Graduada em _____________(______). (email)
1. INTRODUÇÃO
A complexidade do ambiente de ensino-aprendizagem escolar envolve variáveis que requer do educador competências e habilidades que possibilitem nivelar o processo de alfabetização nas séries iniciais. Por se tratar de crianças ainda em fase de desenvolvimento cognitivo, aspectos culturais, sociais, econômicos, afetivos e psicológicos se convergem numa série de implicações que desafiam os educadores diariamente no seu fazer pedagógico.
A escola é o meio onde a criança se depara com “o outro”, com “o eu” e com
“o todo” que compõe esse espaço de aprendizagem, sendo um momento de ampliação de sua visão e compreensão do mundo e de sua relação social com seus pares. O domínio da leitura e da escrita passam a ser o principal caminho percorrido pelos educadores, que buscam utilizar ferramentas pedagógicas que em partes sirvam a todos os que formam a sua turma. No entanto, as particularidades se apresentam, sendo necessário intervir de forma específica em alguns casos que são específicos à um determinado educando ou grupo de educandos.
Um fenômeno comum em salas de aula de alfabetização diz respeito aos professores que tem que encarar o desafio de lidar com crianças que passado o ano letivo inteiro, não conseguem ter evolução em sua aprendizagem, mesmo tendo utilizado diferentes métodos de ensinar a leitura e a escrita. A sensação de fracasso não recai apenas no educando, mas muitas vezes, os educadores tendem a refletir sobre a sua prática e buscar respostas que, por imaturidade e falta de conhecimento dos distúrbios de aprendizagem existentes no meio acadêmico não enxergam as respostas que tanto precisam.
Com o passar dos anos, percebe-se que as queixas e dúvidas