projeto talha
Auguste Comte foi um filósofo, que nasceu na França, Montepellier, e é conhecido como o pai do positivismo e da sociologia. Seus pensamentos foram influenciados por Condorcet que analisa o desenvolvimento da humanidade, de acordo com os descobrimentos da ciência e tecnologia.
Para Comte as Ciencias e o espírito humano desenvolve-sem em três fases: a teologia, metafísica e positiva.
No estado teológico ele dizia que para o ser humano a explicação da natureza só se dava a intervenção divina, de espíritos e deuses e que a compreensão dos fenômenos era controlado por divindades.
No estado metafísico, Comte argumentava que se fossem questionadas as idéias teológicas, elas dariam a luz a controversas, o que poderia, colocar no lugar da interferência divina, nos fenômenos, a idéia e os pensamentos para possíveis explicações dos fenômenos naturais, quanto, sociais.
Já no estado positivo, ele acreditava que a compreensão dos fenômenos não se formava somente por um principio, e sim na interconexão entre eles. Cada principio se aplica a uma determinada questão. Esse estado tem como base a previsibilidade que permite o desenvolvimento de técnicas.
Wittgeintein – Linguagem
Wittgeintein foi filosofo, naturalizado britânico, considerado por muitos como o filosofo mais importante do século passado. Um de seus estudos foi a linguagem.
Segundo Wittgeintein a linguagem é um fato muito importante para o desenvolvimento, sem o reconhecimento da linguagem não se é possível desenvolver pleno conteúdo contido nela. Para ele a linguagem possui seu limite, aonde não se pode falar, também havendo limite ao conhecimento.
Wittgeintein disse que a linguagem é um bem publico, pois a linguagem privada é impraticável, porque a linguagem exige coerência, regras e só é considerada se um grupo a domina, isso separa a linguagem de ruídos praticados por qualquer individuo que queira se comunicar.
Thomas Kuhn – Paradigmas
Thomas Kuhn, foi físico e filosofo, e seu