Disjuntores de alta tensão
Curso Técnico em Eletromecânica – III Período
INSTALAÇÕES ELETRICAS II
DISJUNTORES DE ALTA TENSÃO
Introdução
O Disjuntor de alta tensão é um mecanismo destinado a interromper correntes elétricas de forma eficaz: no menor tempo possível; causando pouco distúrbio no sistema; com segurança pessoal e patrimonial; com confiabilidade operacional. O disjuntor é um dos componentes mais caros e críticos de um sistema elétrico, devendo possuir alta confiabilidade operacional aliada a custos reduzidos de aquisição, reposição de peças e manutenção. Deve haver garantia de qualidade da produção, desde o momento da aquisição de matéria prima, indo-se até os passos de construção, montagem de sistemas, transporte e instalação.
Definição
Disjuntor (erroneamente chamado de disjuntor) é um dispositivo eletromecânico que permite proteger uma determinada instalação elétrica com sobre-intensidades (curtos-circuitos ou sobrecargas).
Para a interrupção de altas correntes, especialmente na presença de circuitos indutivos, são necessários mecanismos especiais para a interrupção do arco voltaico (ou arco elétrico), resultante na abertura dos pólos. Para aplicações de grande potência, esta corrente de curto-circuito, pode alcançar valores de 100 kA.
Após a interrupção, o disjuntor deve isolar e resistir às tensões do sistema. Por fim, o disjuntor deve atuar quando comandado, ou seja, deve haver um alto grau de confiabilidade.
Fabricantes: Siemens, Lactec, Trafo.
Disjuntor a gás.
Estes disjuntores são capazes de interromper altas tensões de restabelecimento que ocorrem em correntes de curto-circuito em linhas curtas e picos de tensão de restabelecimento durante chaveamentos em discordância de fases. Correntes tais como chaveamento de bancos de capacitores, correntes de magnetização de transformadores, correntes de carga de linhas, são interrompidas sem re-acendimento ou re-ignição e as sobre-tensões observadas