DISJUNTORES
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
Curso Técnico subsequente em edificações modulo ii
PROJETO ELÉTRICO
DISJUNTORES ELÉTRICOS
Gurupi-TO
2013
Aluno: adriano mendes lourenço
DISJUNTORES ELÉTRICOS
Prof. Fernanda
Gurupi-TO
2013
DISJUNTORES ELÉTRICOS
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade em poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica.
Com a principal função de proteger a instalação e seus equipamentos o disjuntor é uma importante peça em qualquer instalação elétrica seja residencial comercial ou industrial. Os modelos de Dijuntores estão cada vez mais modernos, trazem segurança e conforto, uma vez que ao contrário de seus antecessores os Fusíveis ele não precisa ser trocado mas basta ser rearmado. E ainda a versatilidade de ter finalidades diversas de aplicação como por exemplo: Disjuntores Unipolares, Disjuntores Bipolares e