Eletrica
1. INTRODUÇÃO
Apresentaremos neste trabalho a importância dos disjuntores de alta tensão, falaremos, vamos dar uma idéia básica de quais os tipos de disjuntores existem no mercado, seus principio de funcionamento, suas vantagens, e desvantagens, a manutenção a ser feita, seus ensaios, e os principais cuidados que se deve ter em sua manutenção.
2. O disjuntor é um dispositivo mecânico de manobra, capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes nas condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir durante um tempo especificado e interromper correntes sob condições anormais especificadas do circuito, tais como as de curto circuito.
Os disjuntores de alta tensão são os principais elementos de segurança, bem como os mais eficientes e complexos aparelhos de manobra em uso nas redes elétricas. Possuem uma capacidade de fechamento e ruptura que deve atender a todos os requisitos preestabelecidos de manobra sob todas as condições normais e anormais de operação.
No estado ligado ou fechado o disjuntor deve suportar a corrente nominal da linha sem que venha a aquecer além dos limites permissíveis. No estado aberto ou desligado a distância de isolamento entre contatos deve suportar a tensão de operação, bem como sobretensões internas, devido a surto de manobras ou descargas atmosféricas.
Quando da manobra de fechamento, o disjuntor deve também, no cado de um curto circuito, atingir de maneira correta a sua posição fechada e conduzir a corrente de curto circuito.
Quando da manobra de abertura, o disjuntor deve dominar todos os casos de manobras possíveis da rede onde está instalado.
Além das manobras com correntes de cargas, ele deve interromper com segurança altas correntes de curto circuito indutivas, e não deve interromper prematuramente pequenas correntes indutivas a fim de não provocar sobretensões.
Além disso, existem as correntes capacitivas, manobra sob oposição de fase, como exemplos de situações difíceis