Discussão de caso
- Neste caso as crianças são ouvidas, ou é somente decretado pelo juiz a guarda?
- Como era a relação das crianças antes e depois da primeira separação e depois com o segundo namorado da mãe?
- A mãe era usuária de drogas?
2. Identificar qual o pedido do juízo.
Foi decidido a partir da carta assinada pela mãe que era ela inapta para criar os filhos, e o pedido foi para que a guarda definitiva fosse dada a avó para a segurança das crianças.
3. O que vocês psicólogos precisam conhecer para trabalhar neste caso?
Acredito que seja necessário conhecer a mãe e a avó, ver em que condições estas vivem, verificar se os fatos são verdadeiros, e principalmente conversar com as crianças e observar como elas reagem a mãe e a avó, assim percebendo suas posições na situação.
4. Que instrumentos utilizar?
Visita domiciliar, atendimento individual com as crianças.
5. Pesquisar instrumentos de avaliação para esta demanda.
Subtestes do WAIS-III (Dígitos, Aritmética, Seqüência de Números e Letras); COWAT; Trail Making; Teste de Stroop; e Bateria de Avaliação Frontal.
6. Quais os fenômenos e processos psicológicos que necessitam ser investigados neste caso?
Se à alteração na cognição da mãe, se a mãe tem alucinações ou ouve vozes, se as crianças são agressivas e desobedientes, se a uma submissão da mãe para com a avó. Comportamentos anti-sociais: repertório comportamental gerado pela instabilidade emocional que o indivíduo desenvolve sem estabelecer vínculos tendo sua imagem marginalizada pelo meio social, se a mãe ou a avó possui Paranóia, desconfiança e suspeita exagerada de pessoas ou objetos, de maneira que qualquer manifestação comportamental de outras pessoas é tida como intencional e melévola.