TRABALHO RELACIONADO À DISCUSSÃO DE CASO CLÍNICO
INTRODUÇÃO
Este estudo de caso vem relatar a história clínica de um paciente de 36 anos que sofreu assédio moral de um paciente que o acusou de negligencia. Um Médico vocacionado e comprometido, porém passou por vários processos de estresse devido sua postura dedicada.
Ultimamente está em estado físico comprometedor, pois não sente vontade de trabalhar e se cança com muita facilidade. Está em conflito não sabendo definir se a questão é espiritual ou emocional. Por considerar-se uma pessoa de fé não aceita a situação em que está vivendo.
Reconhece que está precisando de ajuda, tem convicção de sua vocação pois seu sonho sempre foi ser médico, em virtude desta certeza não quer tomar decisões precipitadas.
Ressaltamos neste caso sua originalidade e seus aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos mais importantes.
3
CASO CLÍNICO – ZACARIAS
Zacarias (36 anos) relata que está entristecido, e desiludido com sua atividade profissional. Recentemente sofreu um assédio moral de um paciente que o acusou de negligência, gritando no corredor na frente de outros pacientes, que estavam na sala de espera.
Considerava-se um médico vocacionado, estudando, comparecendo em todos os plantões, respondendo os telefonemas de pacientes, esclarecendo dúvidas de familiares, cuidando de todos com ternura e passou inclusive por vários processos de estresse ao longo de sua carreira devido a sua postura dedicada. Viu outros colegas serem ameaçados por pacientes e sempre deu apoio aos profissionais. Ultimamente não sente vontade de trabalhar, falta energia e percebe que se cansa com rapidez. Pensou em tomar remédio para sintomas de depressão, mas pensa que sua questão é mais emocional e talvez espiritual. Pensa que no meio religioso uma pessoa estar triste e desiludida é uma espécie de tabu, pois parece que ela não crê na divindade. Ele mesmo já teve seus questionamentos, mas considera-se uma pessoa de fé, que acredita que pode ultrapassar esse estado.