Discurso
ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
Senhoras e senhores, bom dia!
Sejam nossas primeiras palavras de agradecimento a todos os parceiros, públicos e privados, que decidiram unir forças com a Polícia Militar em torno da Semana Nacional de Trânsito, a ser realizada no período de 18 a 25 de setembro.
O tema escolhido para 2014 pelo Conselho Nacional de Trânsito não poderia ser mais oportuno: “proteção e prioridade ao pedestre.” Na qualidade de ator principal das vias de trânsito, o pedestre está constantemente exposto à vitimização. De acordo com as estatísticas, só no ano passado, os pedestres representaram 50% de todas as mortes por acidente na cidade de São Paulo. Nas rodovias, o pedestre também é o personagem mais vulnerável, seja na travessia do leito carroçável, seja na circulação inadvertida pelo acostamento.
Para que a vida do pedestre não continue sendo estupidamente abreviada, torna-se urgente humanizar o trânsito por meio de ações afirmativas capazes de operar uma mudança de comportamento.
O primeiro passo é a conscientização – cada cidadão, condutor ou pedestre, deve se sentir responsável pela vida de seu semelhante. Um trânsito seguro exige o banimento de condutas indesejadas, tais como agressividade, intolerância, egoísmo, imprudência e desatenção. Em lugar destas, recomenda-se resiliência, cortesia, atenção, respeito às leis de trânsito e, sobretudo, a empatia, qualidade própria de quem é capaz de se colocar no lugar da outra pessoa. Aliás, a conscientização de que todos nós somos pedestres é indispensável para darmos prioridade aos demais pedestres.
Além das inúmeras ações educativas que serão desenvolvidas, a Polícia Militar também programou para esta Semana Nacional de Trânsito uma série de atividades operacionais em todo o estado, as quais irão abranger a malha rodoviária e urbana das principais cidades.
O objetivo de tais blitze é sensibilizar condutores e pedestres para a prevenção de acidentes, além de