introduçao ao cinema
Docente Responsável:
Mauricio Cardoso
Objetivos:
Estabelecer parâmetros metodológicos para a pesquisa historiográfica sobre cinema, a partir dos fundamentos da análise fílmica. Exibir e analisar um conjunto de filmes do Cinema Novo capaz de ampliar as reflexões entre o debate historiográfico e a linguagem cinematográfica. Apontar relações possíveis entre as fontes audiovisuais e as demais fontes no trabalho do historiador.
Justificativa:
A ampliação de métodos, fontes e abordagens do trabalho do historiador, desde a década de 1970, produziu inúmeros efeitos sobre a relação da pesquisa histórica com as diversas fontes audiovisuais. Inúmeros trabalhos têm se utilizado do cinema e do vídeo como material de reflexão, recorrendo a pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica, da sociologia da arte e da antropologia. Todavia, entendemos que a interpretação da obra cinematográfica requer um instrumental analítico específico, capaz de elucidar na forma fílmica os elementos necessários à pesquisa histórica. Para isto, este curso pretende articular a análise fílmica – como arcabouço teórico de interpretação da obra cinematográfica – às reflexões da crítica literária de tradição marxista. Nesta perspectiva, o debate em torno do Cinema Novo será um centro da reflexão sobre as relações entre a produção cinematográfica e a pesquisa histórica.
Conteúdo:
1 – Arte e sociedade: algumas abordagens das Ciências Humanas; 2 – A forma como conteúdo social sedimentado: a perspectiva marxista; 3 – As metodologias de análise fílmica: fundamentos e divergências;4 – Aproximações com o campo historiográfico; 5 – Análise de filmes do Cinema Novo; 6 – Relações entre as fontes audiovisuais e as demais fontes.
Forma de Avaliação:
Trabalho Final com análise de filme; Resenha crítica de uma obra da bibliografia.
Observação:
Bibliografia:
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas, SP: Papirus Editora,