discurso
Meus queridos irmão e irmãs que a paz do Senhor esteja sempre convosco. Hoje aqui perante vocês e perante Deus venho me apresentar como líder de mim mesmo e de toda a igreja católica apostólica romana. Creio que muitas vezes nascemos com o espirito de liderança, mas, em outras vezes adquirimos ao longo da vida.
Para liderar a toda a igreja antes de tudo precisei liderar minhas emoções, mesmo com tantas dificuldades que tive na minha vida graças a Deus consegui permanecer em pé. Nasci em 18 de maio de 1920 em Vadovice na Polônia, desde pequeno sempre estudei muito, aos 8 anos fiquei órfão em 1938 eu me mudei para a Cracóvia e comecei a estudar na Universidade de Jaguelloniana, mas tive que parar para trabalhar assim evitaria minha deportação para a Alemanha quando as forças nazistas fecharam a Universidade após a invasão da Polônia durante a 2ª G.M. Em Outubro de 1978.
No dia 1º de novembro de 1946 fui ordenado padre no Seminário Maior de Cracóvia e realizei minha primeira missa na Cripta de São Leonardo na Catedral de Wavel. Em outubro de 1978 fui eleito papa sucedendo João Paulo I, durante todo o meu tempo de lideranças tive muitos problemas e jamais me esquecerei do dia em que levei um tiro e fiquei gravemente ferido, mas mesmo assim me mantive na fé. Foi graças à liderança de mim mesmo e a crença de que poderia cada vez mais, que publiquei meus livros de poesia e meus escritos éticos e teológicos como “Amor Frutuoso e Responsável” e “Sinal de contradição”.
Sempre com clareza e firmeza em meus argumentos, ideias e princípios, em minhas encíclicas defendi os males do Marxismo, materialismo e ateísmo; o papel da Virgem Maria como fonte da unidade cristã reiterei minha posição contra o aborto, controle de natalidade, fertilização in vitro entre outros assuntos deste gênero referi-me também a temas como os Sacramentos da eucaristia; o papel da Virgem Maria e a relação entre as Escrituras e a tradição. Tive de vencer muitos