DISCURSO
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - FEAC
CONTABILIDADE I
Material de Apoio
Professora: Marcos Elmar de Figueiredo Nickhorn
2012
1 NOÇÕES PRELIMINARES
1 Definição de Contabilidade
Conforme (Neves e Viceconti, 2006, p. 1 e 2), a Contabilidade é uma ciência que desenvolveu uma metodologia própria com a finalidade de:
Controlar o patrimônio
Apurar o resultado das atividades
Prestar informações às pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial e do desempenho dessas atividades.
A função de prestar informações é de fundamental importância, porque elas são necessárias ao processo de tomada de decisões pelos administradores, bem como pelos demais usuários da contabilidade.
2 Objeto e Campo de Atuação da Contabilidade
Objeto da Contabilidade: o Patrimônio da entidade
Campo de atuação: O método contábil é aplicável a qualquer ente, seja este pessoa física, entidade sem fins lucrativos, empresa, ou mesmo pessoa de Direito Público, tais como: Estado, Município, União, Autarquia, etc., e dessa forma o seu campo de atuação é muito amplo.
3 Grupos de Interesse da Contabilidade
Sócios e Acionistas: rentabilidade e segurança de seus investimentos.
Administradores: fonte de informações a tomada de decisões.
Bancos e fornecedores: a solidez da empresa.
Governo: tributar e arrecadar impostos
Pessoas Físicas: controlar o patrimônio individual
4 Finalidades da Informação Contábil
Conforme (Iudícibus e Equipe de Professores da FEA/USP, 1998, p.24), embora existam várias finalidades para a utilização da informação contábil, duas podem ser consideradas como básicas:
Controle
Controle pode ser conceituado como um processo pelo qual a administração se certifica, na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas traçados pelos donos de