Discurso do método
O livro se apresenta como proposta de direcionamento do pensamento e do conhecimento humano, no conhecimento científico.
Descartes fala de suas percepções da juventude, suas duvidas e os caminhos que o levou na busca das respostas para as perguntas interiores que até então não havia encontrado respostas.sua busca por respostas em outras culturas levou a conclusão que todos possuem fundamentos para sua afirmativas serem verdadeiras, e o que diferencia os homens dotados de bom senso e razão, sendo assim par que uma verdade seja diferente da outra foram usados metodos diferentes entre si. Não existe nada que se possa ter certeza que seja certo e o que eu pensava ser nao o é, nemhuma verdade pode se sobrtepor a outra, cada cultura reage de uma forma as diferentes situações, assim como os filosofos pensam de diferentes maneiras, acreditar em verdades repassadas levam ao erro,daí o principio da do duvidar de tudo. E o que difere estes pensamentos não é a raça o localização geografica e sim o meio (espaço) e o tempo em que elas acontecem.
O conhecimento e as concepções antigas não podem ser simplesmente descartadas, pois como uma cidade que não derruba todos os seus edificios e constroi novos, o conhecimento antigo não podem ser simplesmente descartados.uma construção feita por um unico arquiteto é muito mais bonita quer uma reconstruida. Isso quer dizer que ele acha que o conhecimento seria mais estetico, polido das influencias e corrupções de pensamentos obsoletos anteriores e se estas fossem descartadas.
Não podendo confiar nos metodos usados na lógica e na matematica para compreensão das duvidas, porque a primeira leva pelo caminho da sensibilidade e como a segunda conduz ao erro, surge a necessidade de um novo metodo, baseado em quatro preceitos:
1- nunca aceitar algo como sendo verdadeiro a menos que o conheca claramente como tal:A BUSCA PELA EVIDENCIA.
2-repartir cada uma das dificuldades que fossem analisadas em