Casa popular ecológica
INTRODUÇÃO
A "Casa Ecológica Popular" foi idealizada para demonstrar procedimentos adequados do ponto de vista ecológico na construção civil e abrigar atividades relacionadas sustentabilidade. Destaca-se o conceito de "Casa Ecológica Popular" onde passa, necessariamente, pela adoção de critérios coerentes com a política de gerenciamento ambiental, quer seja na escolha dos materiais construtivos, como nas técnicas de aproveitamento dos condicionantes naturais, no tratamento dos resíduos oriundos do uso e na busca de racionalização e eficiência energética. O desafio é aliar produtividade e rapidez à sustentabilidade. Os processos de reaproveitamento dos resíduos gerados pela construção civil, emerge como uma solução promissora no momento que em a construção civil brasileira passa por uma fase virtuosa de crescimento, e com isso a geração destes resíduos cresce no mesmo ritmo. Evitar os desperdícios de materiais, e dar destinação, adotando políticas com soluções ambientais são absolutamente necessárias à continuidade do processo, e investir em processos alternativos para sanar o déficit habitacional do pais. Um dado estatístico que merece atenção é que da estimativa de 15 milhões de brasileiros que não dispõem de moradia digna, 92% deles estão inseridos em famílias cuja renda familiar não chega a cinco salários mínimos. Isto é, pessoas sem qualquer capacidade de endividamento ou de disponibilização de recursos próprios para entrarem nos programas de habitação popular.
2. OBJETIVO(S)
2.1 Geral Oferecer habitação adequada a populações carentes, por meio de uma abordagem que possibilite o desenvolvimento e a melhoria de condições de moradia, ambientalmente saudável e ecologicamente correta, com ênfase no desenvolvimento sustentável e a consciência da preservação e desenvolvimento ambiental.
2.2 Específicos A meta é mostrar construções sustentáveis com aproveitamento de resíduos da construção civil, e utilizar a captação de água de chuva. Promover o