Imunologia
TEMA: Gestação um fenômeno imunológico
1. Que citocinas estão ligadas a manutenção de uma gravidez de sucesso e como isso ocorre.
R.: As citocinas tem a função de interagir entre si exercendo múltiplos efeitos que dependendo das condições podem favorecer ou prejudicar o desenvolvimento da gestação. As são benéficas para a gestação são:
• TH2: Promove a proliferação e diferenciação de células trofoblásticas e a placentação, além disso, desempenham um papel protetor sobre a unidade feto-placentária inibindo a produção de citocinas do tipo Th1.
• LIF: essencial para a implantação,que participa modulando a formação e diferenciação do blastocisto/trofoblasto.
2. Correlacione abortos espontâneos e fenômenos da imunidade da mulher.
R.: O abortamento espontâneo de repetição, está associado com alterações imunológicas, sendo portanto, de causa auto-imune quando há produção de anticorpos contra antígenos maternos (auto-anticorpos). Este, está relacionado à presença da síndrome de anticorpos antifosfolípides (SAF), que é caracterizada pela presença de auto-anticorpos que reagem contra fosfolípides de membrana carregados negativamente e na gravidez, tais auto-anticorpos pode causar a perda fetal recorrente, abortos precoces de repetição, trabalho de parto pré-termo, rotura prematura de membranas, restrição do crescimento fetal, óbito fetal e moléstia hipertensiva da gravidez.
3. O artigo discute a relação entre hormônios femininos e citocinas. Explique essa relação e dê exemplos.
R.: O hormônio feminino, como a progesterona (conhecida como "hormônio da gravidez") influencia a resposta imunológica induzindo a ativação preferencial de células TH2, que é um tipo de citocina ajudando a da gestação da mulher. Esse hormônio possui efeitos sobre a diferenciação e proliferação das células endometriais uterinas, exercendo um papel decisivo sobre a resposta imune materna, podendo alterar o prognóstico gestacional.
4. Fale