Discriminação
A descriminação designa o comportamento dirigido aos indivíduos visados pelo preconceito. Não se pode confundir discriminação com preconceito, enquanto este é uma atitude, a discriminação é o comportamento que decorre do preconceito. Na base da discriminação está o preconceito que a fundamenta: racial, sexista, religioso, étnico,…
Conflito
O conflito é uma tensão que envolve pessoas ou grupos quando existem tendências ou interesses incompatíveis. O conflito ocorre em relações próximas e/ou interdependentes em que existe um estado de insatisfação entre as partes. Existem meios a que se recorrem para ultrapassar as situações de conflito:
1. Conflito e Cooperação- é necessária a cooperação, isto é, a ação conjunta que implique a colaboração dos envolvidos para se atingir um objetivo comum. O contato que envolva a cooperação, entreajuda e a interdependência tem muito mais possibilidades de sucesso na superação de conflitos.
2. Conflito e medição- a mediação é uma forma de resolver um conflito recorrendo a outra pessoa- o mediador- que não está envolvido no conflito. Recorre-se a um mediado quando os adversários já não conseguem comunicar serenamente mas pretendem resolver a hostilidade em que vivem.
3. Conflito e negociação- a negociação é uma forma de resolução de conflitos em que as partes intervenientes, voluntariamente, procuram construir um acordo no sentido de impedir o desenvolvimento da hostilidade para as fases mais agudas.
Psicologia Criminal
Este ramo da Psicologia dedica-se às situações que se apresentam sobretudo nos tribunais e que envolvem o contexto das leis. Desse modo, na psicologia criminal, são tratados todos os casos psicológicos que podem surgir em contexto de tribunal.
A Psicologia Criminal é o estudo dos comportamentos, pensamentos, intenções e reações dos criminosos.
Consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos ao serviço do direito.
Dedica-se à proteção da sociedade e à defesa dos direitos do cidadão,