Discriminação
Preconceito e Discriminação
Este texto trata de diferentes tipos de discriminação que podemos encontrar nas mais diferentes culturas, mas, principalmente, em nossa sociedade. Porém, para que possamos entender como ocorre a discriminação, precisamos entender primeiro o que é preconceito, já que, na maioria das vezes, a discriminação acontece por causa do preconceito.
O que é preconceito?
Você já pensou que se decompormos a palavra preconceito, fica pré-conceito? Ou seja, um conceito anterior, um pré-julgamento. O preconceito é uma ideia do fenômeno, que antecede o conceito. Na maioria das vezes, é uma ideia irrefletida que fazemos sobre determinadas pessoas ou grupos.
O preconceito é uma atitude, um pensamento ou uma opinião desfavorável que um indivíduo ou grupo demonstra, muitas vezes, de maneira emotiva, com relação a outros indivíduos ou grupos. Os grupos que sofrem preconceito são geralmente os que pertencem a alguma minoria étnica ou racial, a algum tipo de orientação sexual diferente do “padrão heterossexual”.
As pessoas podem ter preconceitos com relação a diversas coisas, por exemplo, comidas, times de futebol, cidades, culturas, partidos políticos e, o que é mais grave: contra pessoas ou grupos sociais.
Mas, de onde vem o preconceito? Será que nós já nascemos com preconceito? Ninguém nasce com preconceito. Ele é aprendido pela experiência social, no processo de socialização. As pessoas aprendem os preconceitos dos pais, dos familiares, dos amigos e colegas da escola, na Igreja, no clube, no bairro, dos livros ou dos filmes, das novelas. Desde pequeninas, as crianças já são educadas de acordo com as normas sociais, de acordo com os valores do que é certo e do que é errado para um determinado grupo social. Mas nem sempre o que é certo para uns é também para outros. Assim como, discriminar homossexuais, negros, judeus e outros grupos minoritários não é uma atitude correta do ponto de vista moral e deve ser repudiada, mas a sociedade,