Discriminação
Antes de definir o que é a Discriminação, é necessário referir o que são Preconceitos, pois é a partir deles que tudo começa.
Preconceito é, então, um pré-juízo, sendo não só atribuídas determinadas características a certos grupos, mas havendo também uma avaliação destes. Avaliação que é, normalmente, negativa. A partir daí, são criados sentimentos de desconfiança, indiferença ou desprezo por esses grupos, surgindo a Discriminação.
Segundo Gordon Allport, Discriminação é:
“todo o comportamento que nega aos indivíduos e aos grupos a igualdade de tratamento que eles mereceriam”.
Portanto, estes grupos deixam de ser apenas alvo de pre-juízos, passando a ser tratados de forma diferente, através de ações negativas.
Tipos de Discriminação
Existem vários tipos de Discriminação: * Racial * Social * Sexual * Religiosa/Devido à Nacionalidade * Devido à Aparência
Racial: Este tipo de discriminação baseia-se na crença de que existem raças humanas distintas e superiores umas às outras. Consequência disto, é que os povos que, supostamente, pertencem a uma raça inferior são alvo de escravatura e violência.
Social: Muitos são os indivíduos que sofrem de Discriminação, devido ao seu estatuto social, à sua idade, às suas capacidades físicas e mentais (Pobres, Mendigos, Idosos, Deficientes).
Sexual: Pode dizer-se que é possível ver, praticamente todos os dias, casos deste tipo de discriminação perante pessoas com uma orientação sexual, que muitos veem como sendo “anormal”, pois não segue as linhas anteriores. Fala-se então da homossexualidade, quando duas pessoas do mesmo sexo se sentem atraídas uma pela outra, ou da bissexualidade, quando isto acontece com pessoas de ambos os sexos.
Religiosa/Devido à Nacionalidade: Falamos também deste tipo de discriminação, com base na religião, etnia ou nacionalidade de um individuo.
Devido à Aparência: * Estatura: Quase todas as pessoas baixas já foram vítimas de discriminação. Pesquisas feitas