Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
10
1. INTRODUÇÃO Este trabalho trata da problemática da discriminação e das diferentes formas de preconceitos praticados dentro das escolas e na sociedade como um todo.
É comum vermos divulgados na mídia reportagens que falam de episódios acontecidos dentro das escolas tanto pública como privada.
Sabemos que os alunos das escolas públicas estão expostos com maior freqüência, são casos de preconceitos de vários tipos e de conotações diferenciadas.
2. justificativa
Da importância e das conseqüências da prática do bullyng, que estão sendo desenvolvidas nas escolas, faze-se necessários a elaboração de um Plano de Ação para a conscientização da comunidade escolar na tentativa de abolir esta prática.
3. OBJETIVOS
Identificar as praticas de bullyng, e através de análise no coletivo, elaborar um plano de ações que coíbam esta práticas no recinto da escola.
3.1. GERAL E ESPECÍFICOS
Conscientizar a comunidade escolar sobre as seqüelas que esta prática deixa nas crianças e nos adolescentes. Mostrar através de conscientização as diferentes formas de preconceitos, conceituando o mesmo, e trazendo a tona dentro da escola, ensinando de forma transversal, introduzindo o tema de forma interdisciplinar, envolvendo alunos, professores e equipe gestora.
4. DESENVOLVIMENTO
Neste trabalho procuro demonstrar a prática abusiva de bullyng nas escolas públicas. As brincadeiras em excesso, o uso de apelidos, xingamentos e gozações feitas com os colegas, trazem um grande desconforto e provocam distúrbios na vida social da criança e do adolescente, levando-os a problemas de saúde e depressão aguda ou crônica.
“Bullyng é o conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo,