relatorio de estudo sobre historia
A Guerra de Canudos
A) Localização geográfica: Canudos - é um município brasileiro do estado da Bahia.
B) Motivos: - Os latifundiários juntamente com o Governo da Bahia não aceitavam o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos.
- Afirmavam que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia.
- Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil.
- Antônio Conselheiro era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período.
C) Personagens: Antônio Conselheiro.
D) Consequências: - A Guerra de Canudos contou com a participação de aproximadamente 12 mil soldados de diferentes estados do Brasil, divididos em quatro expedições.
- Na quarta incursão, no ano de 1897, houve incendia de arraiais e mortes de diversas pessoas.
- Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.
E) Período: De novembro de 1896 a outubro de 1897.
F) Desenvolvimento: Inicialmente, em Canudos, os sertanejos não contestavam o regime republicano recém-adotado no país; houve apenas mobilizações esporádicas contra a municipalização da cobrança de impostos. A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com uma nova cidade independente e com a constante migração de pessoas e valores para aquele novo local passaram a acusá-los disso, ganhando, desse modo, o apoio da opinião pública do país para justificar a guerra movida contra o arraial de Canudos e os seus habitantes. Aos poucos, construiu-se em torno de Antônio Conselheiro e seus adeptos uma imagem equivocada de que todos eram "perigosos monarquistas" a serviço de potências estrangeiras, querendo restaurar no país o regime imperial, devido, entre outros ao fato de o Exército Brasileiro sair derrotado em três expedições, incluindo uma comandada pelo Coronel Antônio Moreira César, também conhecido como "corta-cabeças" pela fama de ter mandado executar mais